Bonito-MS recebe visita do Fotografo Sub Allan Piccinin



Boa tarde peixes, quero contar a vocês sobre minha próxima aventura! Essa semana irei explorar a região de Bonito em Mato Grosso do Sul e pretendo trazer muito conteúdo a vocês!

Abismo Anhumas

Um dos pontos altos dessa viagem será a exploração do Abismo Anhumas.

O Abismo Anhumas é uma caverna localizada a 23 km de Bonito-MS, descoberta em 1970 por um peão após um incêndio na mata local, aberta à visitação em 1999, após início das pesquisas de mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal. Até o fundo da caverna são 72 metros de descida em Rapel atingindo um lago cristalino que chega a 80 metros de profundidade e tem dezenas de cones calcários que atingem até 20 metros de altura. E esse "vale de cones" é endêmico dessa região.

Irei penetrar essa caverna fazendo o rapel e mergulho registrando imagens para depois contar tudo a vocês!

Outro lugar que irei visitar em Bonito-MS em minha expedição da próxima semana é a Lagoa Misteriosa.

Lagoa Misteriosa

Por que leva esse nome?

Uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina. É considerada a sétima caverna mais profunda do país (pela Sociedade Brasileira de Espeleologia) e uma das mais profundas cavernas inundadas do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d’água, porém nunca encontraram o fundo oficialmente e por isso misteriosa.

Ficou fechado de 2005 a 2011 devido à falta do Plano de Manejo Espeleológico, documento que compreende o diagnóstico ambiental da área e estabelece as diretrizes para o seu manejo e conservação.

Uma equipe multidisciplinar de 15 pesquisadores preparou e foi submetido ao Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas - CECAV/ICMBIO, que encaminhou ao IMASUL/MS em 2010 um parecer técnico aprovando o Plano de Manejo Espeleológico da Lagoa Misteriosa.

Sendo assim a Lagoa é um exemplo de local de ecoturismo sustentável com minimo impacto a natureza!

Aventura em família! - Parque Ecológio Rio Formoso

Uma causa que defendo a muito tempo é: traga sua família para prática da aventura na natureza! É prazeroso, mas as vezes os integrantes da família não gostam da mesma atividade que você, então temos que ser criativos! Como?

Esse é mais um dos objetivos de minha viagem a Bonito-MS! Entre as aventuras e mergulhos mais radicais de exploração visitarei o Parque Rio Formoso.

O Parque Rio Formoso é um ótimo local para um dia de descanso e prática de aventura em família (todas as idades) junto ao Rio Formoso. Lá você pode fazer trilhas, boia cross, cavalgada além de uma excelente área de repouso a margem do rio. Vou experimentar essas atividades com a familia e em minhas próximas palestras no Padi Festival / Boat Show vou falar para vocês a respeito.

Claro que não vou resistir e farei um mergulho entre os peixes e vegetação do Rio.

Cachoeiras e Conservação Ambiental - Fazenda Estância Mimosa


O que é e porque escolhi este local? A Fazenda é uma propriedade com muitas cachoeiras e pontos para observação de pássaros o "bird watching"! É ótimo para estar com a família interagindo com a natureza. Mas não é só isso, a preocupação com o turismo sustentável e a conservação ambiental é notável tendo planos bem definidos de visitação e planos de manejo para conservação da fauna e flora local e geração de renda para população da região.

E como disse a vocês é importante trazer a família para aventura e por isso a escolha de sua base é de grande importância para que consiga fazer isso acontecer. Em Bonito-MS minha base com a família será o Hotel Marruá.

Em breve minhas fotos e relato da viagem, sugiro já começarem a anotar as dicas!

Apoio: 

Estância Mimosa Ecoturismo
Ygarapé Tour

Marruá Hotel - Bonito - MS - Brazil

Parque Ecologico Rio Formoso - Bonito MS

Lagoa Misteriosa

Abismo Anhumas

 

Créditos das Fotos:

Cachoeira Água Doce - Rafael Goés
Cachoeira do Sol - Haroldo Palo Jr. 
Hotel Marruá - Site Hotel Marrua

Foto da esquerda Abismo Anhumas - Marcelo Krause
Foto do mergulhador no azul e foto da vista externa da lagoa (acima) - Jason Marinho

Rapel e cones calcários - Marcelo Krause
Allan Piccinin - por Suelen Piccinin



Allan Piccinin

06 de Setembro de 2016

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A TOCA DO MERGULHADOR © 2015 - 2016.